Análise esportiva consiste na investigação de problemas relacionados aos esportes a partir da exploração de dados e estatísticas esportivas. Nosso objetivo é propor e avaliar abordagens baseadas em aprendizagem de máquina e em algoritmos de algoritmos recuperação de informação para predição de ocorrência de padrões em eventos e atividades esportivas.
Início em 2018, com financiamento CNPq (processo 2018/22188).
Recomendadores são sistemas de recomendação que sugerem itens de interesse a usuários. A sobrecarga de informação demanda abordagens efetivas de filtragem de informação relevante para usuários. Tais abordagens devem predizer as avaliações de usuários em itens a fim de maximizar o consumo de itens. Nosso objetivo é propor e investigar o comportamento de recomendadores em cenários reais de utilização, contranstando-os com recomendadores estado-da-arte.
Início em 2018, sem financiamento.
Stemming é o processo de redução de palavras flexionadas para sua forma de raiz. Máquinas de busca vêm utilizando stemmers para melhorar a experiência de busca de usuários. Tais algoritmos geralmente adotam estratégias de remoção de sufixos para reduzir palavras.Nosso objetivo é propor e investigar o comportamento de stemmers em cenários reais de utilização, contranstando-os com recomendadores estado-da-arte.
Início em 2016, com financiamento PUC Minas (processo FIP 2016/11086-2).
Workforce analytics, people analytics e HRM analytics se referem à análise e utilização de dados de funcionários como evidências para planejamento e tomada de decisão relacionada à força de trabalho. Nosso objetivo é propor e avaliar algoritmos, modelos preditivos e sistemas inteligentes para análise e desempenho da força de trabalho, particularmente para atração, desenvolvimento e retenção de talentos e gestão de recursos humanos.
Início em 2021, com financiamento Sólides.
Nós investigamos a hipótese de que o uso da semântica da entidade aumenta a eficácia das abordagens de recuperação de informação. Para isso, avaliamos quão efetivas são as características extraídas das entidades da Wikipedia para busca e recomendação.
De: 2016 a 2017.
Agências Financiadoras: CNPq (processo 2017/1036).
Um problema desafiador é capturar recursos semânticos em entidades de múltiplas fontes na Web, integrá-los e usá-los para classificar descritores de entidades e entidades relacionadas. Extraímos e integramos informações sobre entidades de várias fontes da Web.
De: 2014 a 2016.
Agências Financiadoras: CNPq (processo 444156/2014-3), PUC Minas (processo FIP 2015/9396-S1) e Microsoft (processo RFP Brazil).